Níven

A Níven é uma vinícola familiar que teve início quando o avô de Lucas Níven, atual enólogo que reestruturou a empresa, comprou terras em Junín, em Mendoza, em 1926. Lucas usou a sua experiência adquirida na Catena Zapata, além de trabalhos em outras adegas, mas mudou o foco para produzir vinhos de terroir, em pequenas quantidades e com foco em um manejo natural das vinhas.

As uvas são cultivadas pela Niven a uma altitude de 760m, em solo arenoso e proveniente de videiras centenárias. A irrigação é feita com água de degelo das montanhas que transita por canais. A empresa possui 40 hectares com variedades francesas (Malbec e Cabernet Sauvignon) e italianas (Barbera, Lambrusco e Ancellotta).

A produção é totalmente manual e a bodega é conhecida pela excelente fabricação de vinhos finos de alta qualidade. O projeto envolve diversos membros da família, desde a irmã mais velha, Luchi, que está dedicada ao design das etiquetas, até a irmã mais nova e a esposa de Lucas, Ana, que ajudam na parte comercial.