Estación Yumbel

Estacion Yumbel é uma vinícola pequena e familiar que trabalha seus vinhedos, que tem com mais de 200 anos, em Secano Yumbel, região de Bío-Bío, no Chile, de forma orgânica e natural.

Em seu velho celeiro de madeira com chão de terra, Mauricio Gonzalez Carreño produz a expressão mais autêntica de Pipeño em um terroir remoto da já rural Bío-Bío. Em sua essência, Pipeño é um vinho de fazenda feito 100% de uva País – que chegou ao Chile no século XVI através de colonizadores espanhóis, fermentado e envelhecido em pipas. Pipas são velhos barris verticais feitos de Raulí, a madeira de faia nativa.

Os campos são livres de agrotóxicos e tem irrigação natural, ou seja, depende única e exclusivamente das chuvas na região. A poda também segue a tradição ancestral da origem espanhola e é feita à mão. O pó de enxofre, que é de origem natural da região, é utilizado para o controle de doenças fúngicas uma vez por temporada.

Além de não fazer correções nos vinhos, a Estación Yumbel emprega uma pequena e velha prensa de cestos e um antigo desengaçador mecânico que divide com alguns amigos. Mas não se engane, Mauricio não é um enólogo novato, ele passou uma década trabalhando em vinícolas industriais em Mendoza e no norte do Chile antes de se estabelecer em Biobío.

A Estación Yumberl cultiva 4 hectares de Pais, Malbec e Moscatel, todos com vinhas plantadas nos solos vulcânicos do Secano Interior de Yumbel. Sem colagem e sem filtragem, ele produz em torno de 18.000 garrafas por ano, sendo que Pipeño responde por pouco mais da metade da produção.