Quinta da Biaia

A Quinta Biológica Biaia é a expressão de história, tradição e respeito ao terroir, resultado da união dos produtores e os amigos de infância Carlos Flor e Ricardo Lopes Ferro, herdeiros das terras da Biaia (Séc.17). Eles se uniram ao enólogo Luís Leocádio para concretizar o sonho de ter vinhos que expressam os princípios da sustentabilidade, produzidos de forma a promover a biodiversidade e ter um impacto positivo no agroecossistema da aldeia de Castelo Rodrigo, sub-região da Região Vitivinícola da Beira Interior.

A produção tem origem em 29 hectares divididos em três castas – Alavandeira (10,5 ha) plantada há 30 anos; Lameiras (8 ha), que tem 8 anos; e Castro Solla (10 ha), com 4 anos. Dentre eles, 16 mil hectares tem certificação de Denominação de Origem Beira Interior.

As vinhas estão em altitudes elevadas de 750m acima do mar, em um solo predominantemente granítico com partes em xisto. A colheita e a poda são manuais. Essas características entregam vinhos frescos, vivos e minerais, com aromas equilibrados, intensidade, bom potencial de envelhecimento e teor alcoólico equilibrado.